Cidade de MG orienta escolas a evitar citações que associem a Páscoa à tradição cristã
- 17/04/2025

A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) orientou os professores da rede municipal a evitarem referências diretas que liguem a Páscoa à fé cristã.
Um documento da Secretaria de Educação do município pede que professores e o Conselho Pedagógico das escolas municipais “evitem atividades que façam referência direta a elementos próprios da fé cristã”, como a crucificação e a ressurreição.
A recomendação no informe pedagógico sugere que atividades escolares priorizem valores universais como solidariedade, respeito e amizade, sem associações religiosas.
A medida gerou indignação entre pais, educadores e cristãos, que veem a ação como uma negação do significado religioso da Páscoa.
"É um absurdo. A Páscoa é feriado justamente por sua importância religiosa. Tirá-la do contexto cristão é como apagar sua origem", comentou a mãe de um aluno, em entrevista ao PousoAlegre.net.
Segundo a prefeitura, a medida visa reforçar o compromisso com os princípios legais da educação pública no Brasil, no que diz respeito à laicidade do Estado e também à diversidade religiosa.
Professores e o setor pedagógico das escolas públicas municipais de Pouso Alegre foram orientados a trabalhar temas com valores universais, como partilha, solidariedade, afeto, respeito e amizade.